Alunos de escola no Ceará escrevem cartas com mensagens de apoio em doações ao Rio Grande do Sul
11/05/2024
(Foto: Reprodução) Escola no distrito de Itapeim, em Beberibe, mobilizou doações de alunos e familiares. Mensagens de solidariedade buscam estimular a empatia entre as crianças. Alunos de escola no interior do Ceará enviam cartas e doações para o Rio Grande do Sul
Desenhos de flores e corações pintados com lápis de cor acompanham as palavras de conforto que as crianças colocaram no papel ao escrever cartinhas para as pessoas que precisam de ajuda no Rio Grande do Sul. O movimento foi estimulado entre alunos da escola municipal Raul Barbosa, situada em um distrito de Beberibe, no interior do Ceará.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
São 231 estudantes matriculados na unidade do sertão de Beberibe, município fica a 79 quilômetros de Fortaleza. Em menos de dois dias, familiares e alunos juntaram 50 fardos de água, além de alimentos, produtos de higiene, limpeza e roupas.
A ideia veio da diretora Lilian de Costa Barros, de 28 anos, que viu uma publicação nas redes sociais de um amigo que integra o Corpo de Bombeiros e que estava arrecadando donativos para serem levados até o Aeroporto Regional de Canoa Quebrada, situado na cidade de Aracati, também no Ceará.
LEIA TAMBÉM:
Doações para o Rio Grande do Sul: veja pontos de arrecadação em Fortaleza para vítimas da enchente
Governo do Ceará lança campanha de arrecadação para ajudar vítimas de enchente no Rio Grande do Sul; veja como doar
PARA QUEM DOAR: Plataforma do Grupo Globo reúne opções de instituições que recebem doações
Com o envolvimento em associação de moradores e em movimentos solidários, Lilian estimulou que a escola também se mobilizasse para a ajuda humanitária às vítimas das enchentes no Sul do país.
Alunos de escola do interior do Ceará escreveram cartas de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Reprodução
Desde a quarta-feira (8), eles conseguiram juntar donativos que foram levados na manhã desta quinta-feira (9) até Aracati.
“As famílias ajudaram muito mesmo. As mais pobres foram as que mais ajudaram. As cartinhas [dos alunos] falam com tanto amor e carinho. Eles dizem que vão orar, que Deus ama eles e que tudo isso irá passar. Da maneira deles, é claro”, partilha a diretora.
Feitas para serem lidas por outras crianças, as cartinhas dos alunos expressam desejos de que a situação da região Sul melhore o mais rápido possível e que as famílias atingidas fiquem bem.
“Quero desejar muitas coisas boas para vocês. Eu rezo todos os dias”, diz a mensagem da aluna Heloá.
“Desejo que Deus ilumine suas vidas”, escreveu a estudante Maria Stephany.
“Eu sei que vocês estão passando por um momento difícil. Mas saibam que eu estou orando por vocês todas as noites. Eu espero que essas palavras tenham ajudado vocês”, acrescentou a aluna Letícia.
Com a atividade, a escola busca cumprir o papel de promover a cidadania e despertar nos estudantes o olhar para as pessoas que precisam de ajuda. Assim, um dos objetivos é conectar conhecimentos e vivências sociais de cada estudante.
Mobilização de alunos em Beberibe resultou no envio de donativos e cartas para a população atingida pelas chuvas no Sul do país.
Reprodução
“A ideia das cartas é para tentar, de alguma forma, passar uma mensagem de apoio e solidariedade. O papel da escola não é só ensinar, mas ajudar as crianças a serem cidadãs, a ter empatia”, comenta a diretora da unidade.
Lilian explica, também, que recebeu dos bombeiros envolvidos na ajuda humanitária a promessa de que as cartinhas serão entregues juntamente com os donativos.
Como ajudar
Aeroportos do Ceará são pontos de coleta para doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Carlos Gibaja/Casa Civil/Divulgação
Desde a segunda-feira (6), os aeroportos regionais do Ceará recebem doações para a população do Rio Grande do Sul em terminais que contam com voos comerciais.
Os pontos de coleta ficam nos aeroportos de Canoa Quebrada, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, São Benedito e Sobral. Desde a terça-feira (7), o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, também passou a receber doações.
Os materiais aceitos são roupas, absorventes e roupas íntimas, água potável, brinquedos, fraldas, itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e medicamentos dentro da validade.
Em Fortaleza e outras cidades existem também pontos de arrecadação para doações da Campanha Força Solidária Rio Grande do Sul, lançada pelo governo do Ceará em parceria com companhias aéreas.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: